domingo, 29 de novembro de 2009

Dedicatória de "Um Alfabeto à Parte"

Uma dedicatória

Cristina Maria Rosa


Na dedicatória que elaborei para Um alfabeto à parte: Biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Weyne, o Pedro Wayne (Pelotas: EDGUFPel, 2009), livro que resultou de intensa pesquisa acerca de um manuscrito familiar dedicado à filha Teté, pelo escritor, escrevi:

 

Dedico o livro à Dininha. Por me acolher em sua casa e dividir comigo suas memórias; por partilhar fotos, originais, poesias e por fazer com que eu me sinta parte de sua vida. Dedico a beleza do livro a Danúbio Gonçalves, artista na mais ampla acepção da palavra; generoso e afetuoso guardador da memória da arte brasileira. Dedico a musicalidade da obra ao poeta que nunca deixou de existir em Poty Reis, descoberto por Pedro Wayne ainda na juventude e reencontrado por mim em uma tarde invernosa de Satolep.

 

Dininha é o apelido da esposa de Wayne, senhora que conheci na plenitude de seus 99 anos e em cuja comemoração dos 100 anos estive. A lucidez, alegria em revelar segredos e a hospitalidade foram suas marcas durante o tempo em que convivemos. Hoje, lendo esta dedicatória, percebo que economizei palavras.


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog