segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Gabriela: um livrinho digital

Meu mais novo livro igital é um presente a minha priminha Gabriela de apenas quatro anos.
Eu a conheco desde bebê e sou encantada em seus cabelinhos ruivos, repletos de cachos.
Desde outubro, tive a oportunidade de conviver com ela em algumas ocasiões. Desses encontros, poucos mas intensos, surgiu Gabriela, um texto que originou o livro.
Solicitei à mãe da Gabriela que me enviasse algumas fotos e o resultado tu podes conhecer lendo página por página do livro, delicado como uma criança pequena. Bailarina, Gabriela inspirou com seu jeito e alegria, mais um execelente momento em minha vida. Se quiseres ler, escreva que compartilho contigo o arquivo. O texto original está a seguir:


Gabriela
Cristina Maria Rosa
07/01/2016

Eu conheço a Gabriela já faz um tempinho.
A primeira vez que a vi, ela era uma bebezinha. Estava no colo do pai, na missa de casamento da prima. Eu fiquei encantada pelos cabelinhos – crespos como os meus – e pela cor. únicos, como só os dela.
Fiquei encantada pelos cabelinhos, crespos como os meus, de cor única, como só os dela.
Em um dia de outubro, vi a Gabriela pela segunda vez. Ela estava com o cabelo arrumado, a roupa de ir à escola e queria muito brincar. Foi em uma livraria, a vanguarda. e na cidade dela, rio grande.
Olhei, observei, ouvi sua voz, perguntei algumas coisas...
E percebi que era uma menina linda, inteligente, determinada.
E eu gosto de meninas assim...
Passou um tempinho e chegou o verão.
fui à casa da Gabriela. A casa tem muitas janelas e portas transparentes. Parece um castelo de princesa. Desconfio que é um castelo...
Nesse dia de verão, lembro de ter visto uma foto da Gabriela. Na foto,ela estava com uma tiara nos cabelos.
Princesas usam tiaras...
Neste dia, descobri, que a Gabriela gosta de balanço, piquenique e bola.
Conheci alguns de seus amigos e até um peludo, o gurizinho. ele é muito esperto e vive nos jardins do castelo. Será que está cuidando da princesa?
Depois, ao subir uma escada imensa que tem no centro do castelo, puder ver, sobre a cama arrumadinha, a roupa que a gabriela iria usar na festa de fim de ano da escola: meia-calça branquinha, blusinha toda bordada, saia rodada em tule, e sapatilha de amarrar. Cabelo preso em um coque e tiara para  enfeitar...
Em janeiro, passeando no shopping, encontrei a Gabriela.
Ela estava de blusa e shortinho e nos pés uma sandalinha. Os cabelos cheio de cachos, reunidos em uma colinha. Ao vê-la desse jeitinho, lembrei-me da bailarina.
Onde deixara a saia de tule para bailar?
Onde a blusinha bordada e a tiara para enfeitar?
Será que esquecera em casa, as sapatilhas de amarrar?
Pensei: bailarinas também tiram férias, não gostam só de dançar. Quando podem escolhem outras roupas, para se divertir e brincar...
Neste dia no shopping, não resisti, perguntei:
- Gabriela, como foi a festa, de fim de ano na escola?
Ela, inteligente que só, perninha no ar, inclinada, uma pose de cisne mostrou.
Gabriela.
Menina, princesa, amiga, cisne...
Bailarina!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog