quinta-feira, 23 de março de 2017

Mia Couto: textos escolhidos: uma micropolítica de leitura

O projeto “Mia Couto: textos escolhidos” foi desenvolvido nos dias 14, 15 e 16 de março de 2017, entre as 17 e as 19 horas, no Casarão 8 - Auditório do Museu do Doce - no centro histórico de Pelotas, RS. Constituído de leitura e diálogo sobre contos escritos por Mia Couto e durante os três dias, uniu apreciadores da obra e das peculiaridads deste esctitor.
O Projeto:
Descrição do Projeto: O curso curto “Mia Couto: textos escolhidos” constituiu-se de leituras públicas de fragmentos literários poéticos e narrativos do escritor moçambicano nascido António Emílio Leite Couto. Foi de responsabilidade do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel, Sala de Leitura Eriuco Verissimo e PET Educação.
Integrado às micropolíticas de leitutra que a Sala de Leitura Erico Verissimo vem propondo desde 2015, o curso curto “Mia Couto: textos escolhidos” intencionou apresentar aos participantes fragmentos de obras do escritor moçambicano em língua portuguesa. Dando continuidade à primeira iniciativa ocorrida em 2017, que teve como escritor estudado o romancista José Saramago, a proposta foi ler para aprender a apreciar os escritos de Mia Couto.
Para o GELL, ler autores em língua portuguesa objetiva:
ü  dar a conhecer textos literários de qualidade;
ü  realizar leituras orais e comentadas de autores de além mar, em língua portuguesa;
ü   reunir leitores e apreciadores de literatura;
ü  utilizar para tal um espaço da universidade, público, portanto;
ü  ler para a cidade.

Datas, temas e textos:
14/03: Cristina Maria Rosa e a literatura para crianças de Mia Couto
Textos: O adiado avô (conto) e Sapatos de tacão alto (conto).
15/03: Beatriz Helena da Rosa Pereira: Contos e um ensaio de Mia Couto;
Textos: O menino que escrevia versos (conto), A menina sem palavra (conto) e Quebrar armadilhas (ensaio).
16/03: Márcia Duarte e os textos para adultos de Mia Couto.
Texto: E se Obama fosse africano?
O curso de três dias integra as Micropolíticas de Leitura da Sala de Leitura Erico Verissimo em 2017 e é destinado ao público em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail cris@ufpel.cthe.br
Coordenação: Cristina Maria Rosa.
Docente no Departamento de Ensino da FaE/UFPel.
Coordenadora do GELL e Tutora PET Educação gestão 2016-2019.
A participação foi certificada.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog