terça-feira, 30 de maio de 2017

Educação sem machismo: o evento

Cristina Maria Rosa

Ocorreu na semana que passou, mais precisamente no dia 26/05, pela manhã, o Seminário Educação Sem Machismo – realização da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – com o apoio do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da UFPel. O objetivo é capacitar educadores para abordar os temas como violências de gênero e machismo, através de ferramentas que promovam a igualdade nos ambientes de ensino como escolas e universidades.
Lideradas pela Deputada Estadual Manuela D’Ávila – Procuradora Especial da Mulher da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – um grupo de pesquisadoras contribuiu para o diálogo, travado com um público atento e participativo. Na ocasião, a professora Cristina Maria Rosa, docente na FaE/UFPel, abordou o tema: Leitura para meninas: um punho e um útero. A conferência se originou em um trabalho de pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvido desde 2016 e que foi publicizado pela primeira vez em no dia oito de março, dia internacional da mulher, em uma atividade intitulada Leituras para Meninas.
Realizado no auditório da Faculdade de Direito, entre as 10 e as 12 horas, a abertura contou com as palavras do Reitor da UFPel, professor Pedro Curi Hallal, que reafirmou a importância do tema à plateia que lotou o auditório. Nele, estudantes das redes de ensino da cidade, convidados, professores e pesquisadores.
Ao usar a palavra para abrir o evento, a Deputada Manuela D’Ávila, Procuradora Especial da Mulher da Assembléia Legislativa, informou que o programa que originou o Seminário foi criado na AL em função de um chamamento da ONU pelo empoderamento das mulheres. Após o primeiro, em Porto Alegre, a demanda pela descentralização ocorreu em todo o Rio Grande do Sul, e a UFPel foi a primeira Universidade a recebê-lo. Em suas palavras: “Precisamos pensar uma educação que não reproduza a desigualdade de gênero. Necessitamos debater a equidade de gênero na escola, no trabalho, no poder e, para desenvolver o País, precisamos envolver igualmente mulheres e homens na economia”.
As demais participantes da mesa foram a Coordenadora de Gênero e Diversidade Sexual da Universidade, Drª. Eliane Pardo, a Coordenadora do Laboratório de Estudos Feministas da UFPEL, Drª. Rejane Barreto Jardim e a Professora de Sociologia da UCPel, Carla Ávila.
Conheça na íntegra, a conferência da professora Cristina Rosa.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog