segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Contos de Infâncias

Contos de Infância é um livro digital produzido no Módulo Artes Visuais, Literatura Infantil e Música da Especialização em Educação ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2017 e 2018.
Organizado pela docente Cristina Maria Rosa, reune contos de infância dos estudantes que, além de escreverem, participaram de um Sarau de Leitura no Mercado Central da cidade, lendo-os para o público.
A seguir, leia a apresentação e a ficha técnica do livro.




Apresentação
Herdeiros da arte de contar, nós humanos, narramos e, desse modo, existimos: como sujeitos e como espécie. É através da narrativa que nos é possibilitado criar vínculos com a cultura circundante, aprender e ensinar uns aos outros, ouvir e falar, ler e escrever, pensar, refletir, registrar.
A narrativa é “um modo de conformação de realidades, em que a passagem do tempo está claramente configurada, mobilizando, para isso, elementos de linguagem” (GETHL, 2014). É arte, dolce e utile, e demanda um “outro” para existir: quem escreve deseja  ser lido.
Com o objetivo de oportunizar um encontro profícuo com o gênero literário e seus elementos constituidores, propus aos estudantes da Especialização em Educação (FaE/UFPel 2017-2018) que ouvissem contos escritos por mim, lessem muitos outros e escrevessem um novo, próprio, original.
Depois de escritos, organizamos um Sarau Literário no Mercado Central e os lemos em voz alta. Foi um momento marcante, de emoções e reconhecimentos. Ali surgiu o desejo de deixar impresso o resultado do investimento: um e-book foi pensado e aqui está.
O trabalho de organização, correção, ilustração e finalização do e-book, contou com a colaboração da Raquel Casanova dos Santos Wrege, Ieda Maria Kurtz de Azevedo e Raissa Cardoso Amaral, a quem agradeço profundamente.

Ficha Técnica:

Projeto literário: Cristina Maria Rosa
Concepção Ilustrativa: Raquel Casanova dos Santos Wrege
Revisão: Ieda Kurtz
De acordo com a AOLP: Raissa Cardoso Amaral
Supervisão do Projeto Editorial e Gráfico: Cristina Maria Rosa


Autores: Adriana Dal Molin, Andressa Bastos da Cunha, Ana Lúcia Cardoso Pereira, Ariane Martins Vasquez, Camila Rico Carret, Carolina Leal Andrade, Cristina Maria Rosa, Cibele Da Silva Fernandes, Daiane Sudo Cabana Goia, Daniel De Souza Lemos, Débora de Quadros da Silva, Diego Domingos Goulart, Ieda Kurtz de Azevedo, Isabela Schiavon Amaral, Jessica Moara da Cunha Tessmann, João Matheus Soares Miranda, Laís Ribeiro Soler, Lauren Barbosa Antunes, Liane Naetzold, Raíssa Cardoso Amaral, Raquel Rossales Aires, Raquel Wrege, Renata Lopes Sopeña e Tatiane Duarte Cavalheiro.

Acesso
Para acessar o livro na íntegra, escreva solicitando envio para: cris.rosa.ufpel@hotmail.com


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog